A micose nas unhas, ou onicomicose, é uma infecção provoca por fungos que se alimentam e sobrevivem graças às células mortas da pele. Os fungos atacam os pés, principalmente, por serem regiões húmidas e permanecerem quentes.
As unhas ficam ocas e com uma cor amarelada. Mas há outras doenças das unhas que fazem com que estas fiquem com um aspeto semelhante ao que teriam em caso de micose e por isso é importante consultar um podologista – especialmente se os tratamentos para a micose não estão a funcionar.
Que cuidados podes ter em casa para minimizar esta infeção?
- Não deixes os pés e os espaços entre os dedos molhados ou húmidos.
- Não andes descalço em ambientes húmidos.
- Não retires a ‘pele’ formada nas laterais da unha. Ao usar palitos ou alicates nesta zona poderás ‘empurrar’ a micose para outras áreas da unha.
- Não deves estar sempre a cortar e a limar a unha na esperança que a doença desapareça. A cura eficiente depende da paciência e dos cuidados extra com a unha. Também deves ter muito cuidado com os materiais que usas para arranjar as unhas, sendo que não devem ser de todo partilhados, uma vez que a micose se propaga.
- Usa vernizes para combater a micose. Vendem-se geralmente em farmácias e devem ser usados pelo menos durante seis meses.
- Seca sempre muito bem os pés depois do banho.
- Deves andar de chinelos em casa para deixar o pé respirar sem o calor e a humidade que se criam quando estás com sapatos fechados.
A The Clinique oferece vários tratamentos podológicos que te podem ajudar a eliminar micoses dos pés. Podes consultá-los aqui.
Fonte: noticiasaominuto.com