O Peeling químico é um procedimento médico realizado através da aplicação de agentes químicos, como os ácidos salicílico, glicólico e retinóico, que removem as camadas superficiais da pele, para que depois ela se regenere. Podem ser utilizados com diferentes objetivos: a atenuação de rugas, manchas, tratamento de cicatrizes do acne.
Tipos de peeling químico:
O peeling químico pode ser feito na pele do rosto, mãos e pescoço. Assim, de acordo de com a região, a técnica de peeling químico pode variar, sendo os principais tipos:
- Peeling químico superficial: remove a camada mais externa da pele, sendo ótimo para clarear manchas e retirar marcas de acne ou rugas superficiais;
- Peeling químico médio: são utilizados ácidos que removem a camada externa e média da pele, sendo utilizado para tratar acne e rugas mais profundas;
- Peeling químico profundo: remove as camadas de pele até ao nível interno, sendo recomendado para casos de pele danificada pelo sol e outras cicatrizes, como as de acne ou acidentes.
Cuidados antes e após o peeling:
Alguns tipos de peelings requerem cuidados prévios que podem interferir diretamente no resultado final do procedimento, a pele deve estar limpa e desengordurada.
Após o peeling o uso de proteção solar é obrigatória, lembre-se que o peeling vai deixar a sua pele mais exposta aos raios solares, por isso proteção é indispensável. Sugerimos que dê preferência a protetores solares para peles sensíveis.
Deverá também utilizar sabonetes neutros nos primeiros dias depois após o procedimento e não se esqueça de manter a sua pele hidratada.