7 Novembro, 2017 - Geral

Disfunção Erétil: Um novo Paradigma de Tratatamento

A disfunção erétil é um problema muito comum nos homens, estima-se que afete 1 em cada 5 homens sexualmente ativos e tende a ser mais comum a partir dos 40 anos.Consiste na incapacidade de alcançar ou manter uma ereção suficiente para obter uma relação sexual satisfatória. Pelo que afeta a qualidade de vida do homem bem como do parceiro.

Na The Clinique temos ao seu dispor uma equipa multidisciplinar e meios de diagnóstico que realizará um estudo detalhado,  no sentido de diagnosticar a disfunção erétil, determinando as causas. Desta forma, estão aptos para dirigir o utente para um tratamento seguro e com resultados comprovados.

Quais os sintomas iniciais?

• Pouca durabilidade da ereção;
  • A ereção não é firme o suficiente;
  • Dificuldade em manter a ereção, sendo mais difícil de manter em determinadas posições;
  • Dificuldade em manter a ereção em 1/3 das relações sexuais;
  • As ereções matinais espontâneas são menos frequentes.

Quais as causas?

As causas da disfunção erétil são variáveis e geralmente envolvem vários fatores:

Fatores psicológicos – ansiedade; nervosismo; tensão na atividade sexual; stress; medo do fracasso. Estes fatores geralmente causam problemas físicos e vice-versa.

Fatores físicos – idade; hipertensão arterial; diabetes Mellitus tipo II; hipercosterolemia; hábitos tóxicos (tabagismo, álcool, drogas); uso de certos medicamentos; prostectomia radical.

Qual o tratamento que propomos?

O tratamento prescrito pela nossa equipa médica é personalizado e adaptado às suas necessidades, de forma a providenciar resultados rápidos e eficazes a partir da primeira sessão. Tem como objetivos:

– Determinar a causa responsável pela sa disfunção;

– Avaliar a gravidade;

– Estabelecer uma estratégia terapêutica compatível com o diagnóstico específico e que atenda às suas expectativas e do seu parceiro.

Em pacientes com disfunção erétil de origem psicológica o acompanhamento psicológico é essencial para superar o problema. É muito importante tranquilizá-lo e diminuir a tensão no relacionamento. No caso de depressão ou um problema psicológico grave, um tratamento médico simultâneo pode ser necessário.

Em pacientes com disfunção erétil hormonal, há um défice de testosterona, realizando-se um tratamento de substituição com testosterona na forma de gel ou injeção.

Em pacientes jovens com disfunção erétil arterial, habitualmente realiza-se um eco-doppler peniano focado em microcirurgia de revascularização.

Em pacientes com fatores de risco vascular (hipertensão, colesterol, tabaco, diabetes), esses fatores devem ser corrigidos para evitar a doença cardiovascular grave, de forma a melhorar os problemas de ereção.

Assim sendo, cada utente recebe o tratamento mais apropriado à sua impotência, começando-se pelos mais simples.

Na The Clinique , após um diagnóstico assertivo, explicamos ao utente os tratamentos que existem, a sua forma de atuação, vantagens e desvantagens dos mesmos. Após saber a opinião e preferências do utente e parceiro, propomos o tratamento mais indicado.

Fonte: Instituto Valenciano de Ozonoterapia (Out. 2017)